Conservar e melhorar a Academia



É certo e sabido que sem pólos universitários de excelência para formar pessoas e cidadãos, um país, uma nação, não anda para a frente. Uma Universidade para além de formar profissionais, ensina ou tem que ensinar também, a esses profissionais a serem pessoas honestas, boas, com valor cívico, com valor Humano, pois sem isso, nós, não passaremos de robôs que aceitamos tudo, vemos tudo e não criticamos nem mudamos o que podemos e o que devemos, dentro da medida do possível claro está. Continuaremos, sem isso, num individualismo demasiado concentrado.

E para que essas Universidades continuem o seu trabalho há que financiá-las, não se pode deixar cair o Ensino Superior publico que é essencial para o futuro de muita gente! Faço então, referencia a esta noticia que revela, demonstra uma iniciativa excelente a nível internacional, deixo-vos uma pequena passagem:

"A associação quer que os países europeus ultrapassem o grande investimento em educação e investigação estabelecido no pacote de estímulo à economia norte-americana e a apoiar quer a investigação quer as famílias de estudantes no ensino superior, que se esforçam para pagar os custos deste nível de instrução. Apela ainda a esforços renovados dos governos para atingir o objectivo de investimento de 3,0 por cento do PIB em investigação e de 2,0 por cento no ensino superior, tal como proposto pela Comissão Europeia.

A declaração destaca que um pacote de estímulos na Europa é necessário para criar oportunidades reais e incentivar os jovens investigadores, tirar partido do financiamento da aprendizagem ao longo da vida em todo o continente e melhorar as infra-estruturas das universidades."

Mas eis que nos surge esta outra noticia que nos indica falta de verbas para pagar salários aos docentes universitários..É preocupante, é certo que sem dinheiro pouco ou nada se faz, mas, à que levar em conta, e é essencial, o facto de que, ao se aplicar o dinheiro tem que se fazer gerência do mesmo. Uma melhor politica de fiscalização a nível do Ensino Superior, reorganizar os cursos disponíveis, salvar gastos parvos e "limpar" o Ensino Publico de interesses e afins. Tem que se criar um clima favorável ao ensino, com gosto, com o intuito de apenas e só criar futuros mestres de qualquer área, passar o conhecimento o melhor possível para que se continue o legado do saber! Interesses neste campo, como por exemplo o "boom" de hipóteses privadas, tem que ser reduzido drasticamente, pois, estes polos preparam, na sua maioria, mal os seus alunos olhando apenas para as doses de moeda recebida em troca de diplomas, por outro lado, isto também se passa devido à fraca cultura de empenho de grande parte dos seus utilizadores, seguidores do lema "Fácil".

Para se evitar isto e muito mais, teria que se reformular e reestruturar as bases do sistema educativo e de acesso aos cursos. É preciso dar uma oportunidade a todos, primando pela igualdade de acesso. No entanto, há que impor uma educação estudantil para que realmente todos tenham ganas de serem melhores, de conseguirem seguir os seus sonhos, não abdicando da exigência que deve ser quanto baste e desprezando completamente o mero facilitismo que vai imperando em grande parte da educação de hoje em dia.

Deixo-vos estas frases interessantíssimas:

"Se acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." Derek Bok

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tão pouco, a sociedade muda." Paulo Freire

1 comentário:

Maria Paulo Rebelo, disse...

Sinceramente eu acho que não me vou aventurar em bitolas minhas porque, nem eu mesma sei o que pensar! Só sei que quero educação exigente, mas se isso passa pelo público ou pelo privado não sei... não sei qual o melhor e só me comovo com argumentos. Não obstante, adorei as frases muito bem escolhidas! ;)